Molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro

 

Molho de tomate caseiro

Por 14/02/2014

  • Preparação : 5 minutos
  • Cozimento : 20 minutos
  • Rendimento : 2
  • Especiais :

Estou evitando comer produtos industrializados se eles forem simples de serem feitos em casa, quero evitar ingerir conservante, corante, sódio sem ter necessidade. A gente muitas vezes pela praticidade compra tudo de caixinha tetrapak, enlatado ou embalagem revestida de alumínio que é só abrir e comer, mas só de pensar do que é adicionado para o alimento sobreviver por meses ali dentro do recipiente já não tenho muito mais vontade de comer

Uma receita básica, como um vestidinho preto

Ingredientes

Modo de fazer

  • Primeiro coisa a se fazer é tirar a pele dos tomates, vamos dar um choque térmico neles para facilitar a retirada da casca. Fazemos um corte bem rasinho em forma de X na parte pontuda e colocamos na água fervendo por uns 20-30 segundo e em seguida em um recipiente com água bem gelada. Clique aqui e veja um video que ensino a fazer isso. 
  • Após retirar a a pele dos tomates, tire as sementes e pique em pedaços pequenos.
  • Pique o alho e cebola
  • Aqueça em uma panela um pouco de azeite, doure a cebola e acrescente o alho
  • Coloque os tomates e mexa bem
  • Deixe o fogo baixo, adicione um pouco da água e tampe a panela
  • Os tomates vão se desmanchar sozinhos, não precisa ficar mexendo o tempo todo, mas não pode abandonar a panela, fique de olho e vá acrescentando água caso ache que está ficando muito seco. Você pode adicionar um pouco de açúcar para quebrar a acidez
  • Se você gostar de um molho mais grosso e viscoso é só esperar o tempo de cozimento do molho, mas se preferir um mais fininho utilize um mixer e aguarde o tempo de cozimento.
  • Por último coloque a pimenta e o manjericão. Eu não coloco sal no molho eu faço isso quando utilizo o molho em um macarrão ou panqueca. Você pode usar o tempero que preferir, salsinha, cebolinha, louro, mas deixe para acrescentar o fim.

Foto: Vanessa Volk

Print

Estou evitando comer produtos industrializados se eles forem simples de serem feitos em casa, quero evitar ingerir conservante, corante, sódio sem ter necessidade. A gente muitas vezes pela praticidade compra tudo de caixinha tetrapak, enlatado ou embalagem revestida de alumínio que é só abrir e comer, mas só de pensar do que é adicionado para o alimento sobreviver por meses ali dentro do recipiente já não tenho muito mais vontade de comer.

Receita de Molho de tomate. molho de tomate caseiro

receita vegetariana, molho de tomate caseiro, caseira, sem glutem, sem lactose

Molho de tomate
Por vanessa, 14/02/2014
Molho de tomate caseiro
Uma receita básica, como um vestidinho preto
Tempo de preparo: 5minutos
Tempo de cozimento: 20minutos
Rendimento: 2
Alérgenos: Sem Glúten, Sem lactose, Vegan
Ingredientes:
Tomate italiano – 1 quilo
Cebola – 1/2
Alho – 2 dentes
Manjericão – a gosto
Pimenta – a gosto
Água – 500 ml
Azeite – um colher sopa
Modo de Preparo:
Primeiro coisa a se fazer é tirar a pele dos tomates, vamos dar um choque térmico neles para facilitar a retirada da casca. Fazemos um corte bem rasinho em forma de X na parte pontuda e colocamos na água fervendo por uns 20-30 segundo e em seguida em um recipiente com água bem gelada. Clique aqui e veja um video que ensino a fazer isso.
Retire a pele dos tomates, as sementes e pique em pedaços pequenos.
Pique o alho e cebola
Aqueça em uma panela um pouco de azeite, doure a cebola e acrescente o alho
Coloque os tomates e mexa bem
Deixe o fogo baixo, adicione um pouco da água e tampe a panela
Os tomates vão se desmanchar sozinhos, não precisa ficar mexendo o tempo todo, mas não pode abandonar a panela, fique de olho e vá acrescentando água caso ache que está ficando muito seco. Você pode adicionar um pouco de açúcar para quebrar a acidez
Se você gostar de um molho mais grosso e viscoso é só esperar o tempo de cozimento do molho, mas se preferir um mais fininho utilize um mixer e aguarde o tempo de cozimento.
Por último coloque a pimenta e o manjericão. Eu não coloco sal no molho eu faço isso quando utilizo o molho em um macarrão ou panqueca. Você pode usar o tempero que preferir, salsinha, cebolinha, louro, mas deixe para acrescentar o fim.molho de tomate caseiro, receita
Foto: Vanessa Volk

Molho de tomate caseiro, receita. Como fazer

Molho de tomate caseiro

Veja essas também
Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *