5 molhos clássicos da culinária francesa

Molho não são consumidos sozinhos, são servidos acompanhando outros alimentos, apresentados em estado líquido, creme ou levemente sólido. Eles agregam sabor, umidade e também valor visual ao prato. Utilizados tanto em preparos salgados como doces podem ser consumidos frios ou quentes.

5 molhos clássicos da culinária francesa. Filme a 100 passos de um sonho | Pimenta e SalVou apresentar 5 molhos clássicos da cozinha francesa que aparecem no filme A 100 Passos de um Sonho, falei sobre ele e outros no post de 5 filmes sobre gastronomia. Eles são chamados de “molhos mãe” e seu derivados como “molho filha” ou “molho secundário”.

 

No filme a personagem Marguerite explica para o indiano Hassan que para estudar a culinária 5 molhos clássicos da culinária francesa. Filme a 100 passos de um sonho | Pimenta e Salfrancesa precisa conhecer os cinco molhos clássicos que foi a primeira coisa que aprendeu aos doze anos de idade. Ela diz que o segredo é tê-los no coração e depois nas panelas. E o rapaz passa a estudar nos livros emprestados por ela e a treinar.

 

 

Béchamel
Parecido com o molho branco. Ele é feito cozinhando porções iguais de farinha de trigo e manteiga (roux) e diluindo essa mistura com leite temperado.
Servido com: aves, legumes, massas e ovos.

Velouté
Feito a base de caldo de carne, galinha ou peixe. Pode ser feito a partir de um roux como o bechamel ou acrescentando vinho e creme de leite.
Servido com: aves, legumes, massas e peixes.

Hollandaise
É uma emulsão de gema de ovo, suco de limão, manteiga derretida e água. Feita em banho maria em fogo baixo.
Servido com: aves, carne bovina, legumes, ovos e peixe

Tomate
A base de tomates utiliza banha de porco como gordura, diferente da cozinha italiana que usa azeite, e alguns condimentos como cebola, folhas de louro, tomilho, sal, alho e pimenta. Pode usar como espessante uma redução ou roux.
Servido com: aves, carne bovina, legumes, massas, pães e peixes

Espagnole
Tem como ingrediente principal caldo de vitela ou frango assado misturados à um roux de cor marrom utilizando como tempero cebola aipo e cenoura (mirepoix), purê de tomate, louro, tomilho e salsinha.
Servido com: carnes assadas normalmente bovina, vitela, cordeiro e pato.

 

Você já provou ou preparou algum deles?

 

Visite Nosso Canal no Youtube

5 molhos clássicos culinária francesa. 5 molhos mãe

5 molhos clássicos culinária francesa. 5 molhos mãe. Molhos da cozinha francesa

Molhos clássicos da culinária francesa conhecidos como molhos mãe. Béchamel, Velouté, Hollandaise, Tomate e Espagnole. 5 molhos clássicos franceses.

Veja essas também
Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *