5 filmes com mulheres empoderadas cozinheiras para se deliciar

Dizem que lugar de mulher é na cozinha. Mas apenas no ambiente privado, porque quando o assunto é culinária profissional o meio é totalmente masculino.

Selecionei 5 filmes disponíveis na Netflix com as mulheres fortes no comandando de uma cozinha profissional que enfrentam diariamente preconceitos e machismos.

 

Julie & Julia – 2009 – EUA

Julia Child se muda para Paris devido ao trabalho de seu marido diplomata e para ocupar o seu tempo começa a estudar culinária. Ela entra na escola Le Julie e Julia - 5 filmes com mulheres empoeiradas cozinheiras para se deliciar - Pimenta e salCordon Bleu mesmo ouvindo da diretora que o curso é para profissionais o que jamais será e exclusivamente para homens.

Anos mais tarde Julie Powell completamente entediada com seu emprego monótono e em busca de um objetivo. Ela se propõe a fazer um desafio a si mesma: cozinhar as 524 receitas do livro Mastering the Art of French Cooking da Julia Child em um ano e relatar tudo em blog batizado de Julie/Julia Project

Porque assistir ao filme: quer mais motivo que Meryl Streep diva rainha maravilhosa soberana? As duas personagens são mulheres reais muito obstinadas e seus maridos que as apoiam em suas empreitadas e vibram com suas conquistas .<3

Ficou curioso para conhecer o blog da Julie? Você consegue ver ele em cache aqui. Alguns dos vídeos da Julia estão disponíveis no Youtube, aqui tem uma playlist deles.

 

 

A 100 passos de um sonho  (The hundred-foot journey) – 2014 – Estados Unidos, Índia, Emirados Árabes Unidos

5 filmes com mulheres empoeiradas cozinheiras para se deliciar - Pimenta e sal

Após ter a casa incendiada e perder sua mãe Hassan Kadam, um jovem cozinheiro, e sua família se mudam da Índia para França.

Em uma pequena cidade no sul do país abrem um estabelecimento de comida indiana, em frente ao restaurante estralado pelo Guia Michelin da Madame Mallory – Le Saule Pleureur .

Tudo indica que a concorrência direta e convivência com a nada amigável chef francesa vai uma tarefa fácil para os recém chegados estrangeiros.

Porque assistir ao filme: fotografia maravilhosa, interpretação impecável da Hellen Mirren e a mistura das culturas indiana e francesa.

 

Os Sabores do Palácio (Les saveurs du Palais) – 2012 – França

Hortense Laborie não é uma chef qualquer, ela foi convidada pelo presidente da república para ser sua cozinheira pessoal no Palácio do Eliseu. A personagem 5 filmes com mulheres empoeiradas cozinheiras para se deliciar - Pimenta e salfoi baseada nas experiências reais de Danièle Delpeuch, a primeira mulher a ocupar esta posição entre 1988 a 1990 do então presidente François Mitterrand.

Hortence apesar de todo o refinamento do seu local de trabalho defende um culinária caseira, com ingredientes frescos de pequenos fornecedores e se preocupa com o gosto gastronômico do presidente. A única mulher na cozinha enfrenta a inveja e o machismo dos outros cozinheiros .

Porque assistir ao filme: calmo, dramático e delicado, não tem o enredo esperado dos filmes hollywoodianos. O filme se passa praticamente em uma pequena cozinha, não vemos os convidados do presidente saboreando seus pratos nos enormes salões do palácio.

 

East Side Sushi – 2014 – EUA

East Side Sushi - 5 filmes com mulheres empoeiradas cozinheiras para se deliciar - Pimenta e salJuana é mexicana e trabalha em um carrinho que vendes frutas na rua. Após um assalto e receosa de continuar nesta função procura emprego como ajudante em um restaurante japonês.

Em sua entrevista de emprego escuta que o restaurante não costuma contratar mulheres na cozinha, porque é preciso carregar panelas com água quente e saco de arroz pesados. Juana diz que é capaz e contratada para ajudar limpar as mesas e ajudar na louça. Aos poucos a jovem cozinheira vai mostrando seu talento e se esforça para se tornar uma chef de sushi, observando como seus colegas trabalham e estudando muito em casa.

Porque assistir ao filme: Juana é mãe solteira encontra vários obstáculos pela frente como a resistência de seu pai, risadinhas dos chefs do restaurante em que trabalha e o fato de ser latina e mulher que a impedem de trabalhar no balcão da frente.

 

Sem reservas (No Reservations) – 20017 – EUA

Kate comanda um restaurante em Manhattan, perfeccionista e muito crítica, não admite erros e não aceita críticas dos fregueses.

Sua vida muda quando tem que assumir a guarda de sua sobrinha após a morte se sua irmã ao mesmo tempo que sua sub-chef sai de licença maternidade é Sem reservas - 5 filmes com mulheres empoeiradas cozinheiras para se deliciar - Pimenta e salsubstituída pela dona do restaurante por Nick. O que a deixa muito insegura em relação ao seu cargo de chef por se tratar de um homem na cozinha, um ambiente masculino

Porque assistir ao filme: a sensacional Abigail Breslin de Pequena Miss Sunshine e os pratos preparados pela chef são lindos.

 

 

 

 

Veja essas também
Gostou? Compartilhe com seus amigos!

4 thoughts on “5 filmes com mulheres empoderadas cozinheiras para se deliciar

  1. Olá!
    Um top 5 gastronômico…rs… Eu amo a Netflix, mas é uma variedade absurda de filmes. Eu só assisti Julie e Julia, muito bom por sinal. Já anotei os outros títulos para maratonar no fim de semana.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

  2. Já assisti Sem Reservas há muito tempo, nem me lembro muito bem mais!!!

    Quero muito assistir Julie e Julia, está há um bom tempo na minha lista! Meryl deve estar genial como sempre!!!

    Legal as dicas!!!

    Também já escrevi meu post da blogagem >

    1. O filme Sem Reservas é super seção da tarde, ele é uma refilmagem do filme alemão Simplesmente Marta. Este não tem na Netflix, acredito que seja melhor.
      Julie e Julia é bem fofinho, é legal ver a Julie criando o blog e escrevendo nele. Me identifiquei com as receitas que dão errado, rs
      bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *